OlgaRi

Peça agora →

O que você pode fazer pra ser mais sustentável?

Gabriela Macena

Gabriela Macena

No primeiro blog post (clique aqui para ler!) a gente viu que o modo de consumo é o ponto chave pra gente começar a entender toda essa questão sobre sustentabilidade. Então, se a gente quer mesmo ser mais sustentável, esse é um ótimo lugar por onde começar. Por isso, hoje a gente quer bater um papo sobre o que é consumo consciente e o que você pode fazer. Bora lá?

Primeiro a gente precisa entender que comprar é só uma das formas de consumir. A outra forma é jogar fora. Sabe por que? Porque quando a gente joga alguma coisa no lixo não é só isso que a gente tá descartando, a gente também tá “consumindo” toda a quantidade de recursos que foram usados na produção, como: água, energia, matéria prima. E, assim, a gente segue aquela lógica de produção frenética: produzir, usar, descartar, produzir de novo.

Mas existem três práticas que podem romper com isso: doar, trocar e revender. Cada uma delas dá uma nova chance pra tudo aquilo que a gente compra, ou seja, a gente deixa de ver só um destino – o lixo – e começa a enxergar os novos usos que aquela roupa/objeto/sapato pode ter. Isso é ser sustentável e também agir com responsabilidade social.

E pra gente entender melhor como essa prática de consumo único (usar uma vez e jogar fora) é prejudicial pro meio ambiente, vale assistir essa palestra que a Daniela Lerario fez sobre a ameaça dos plásticos pra saúde dos oceanos e pro futuro do planeta. A Daniela é uma bióloga especialista em gestão de resíduos. Ela foi a única integrante latino-americana na Expedição Pangea (2012) que tinha o objetivo de buscar os resíduos do tsunami japonês no Oceano Pacífico. Atualmente, ela é CEO da TriCiclos Brasil, uma empresa responsável por implementar uma mudança de comportamento para um mundo sem lixo, aplicando conceitos de economia circular. Aperta o play!

A gente sabe que esse assunto renderia muitos e muitos posts e não termina nunca. Então pra seguir se atualizando no assunto, que tal acompanhar perfis nas redes sociais que ajudam a gente a ser mais sustentável e cada vez mais gentil com o planeta? No perfil do Recicla Sampa, por exemplo, você vai encontrar muitas dicas práticas pra começar a aplicar no dia a dia! Além disso, eles mostram curiosidades sobre como descartar e ser sustentável em São Paulo, o que ajuda muito pra galera que mora por aqui. (Se alguém souber de algo assim em outras cidades, comenta aí embaixo!)

A gente espera que vocês tenham curtido essa sequência de post aqui no blog. Compartilhe com a galera e bora ser verde na atitude.